f1nn

LEGISLATIVO Valdizete assume na Assembleia em meio a queda de braço... 6h1k4u
carregando
logo

Artigo 6y101c

LEGISLATIVO Valdizete assume na Assembleia em meio a queda de braço entre PP e PSD 5w5k4p

access_time chat_bubble_outlineBrasil
FONTE

 

PAULO COELHO

 

O suplente Valdizete Nogueira (PSD) tomou posse na tarde desta terça-feira (3) como deputado estadual na Assembleia Legislativa, em meio a dúvidas sobre na vaga de qual deputado titular.

 

As dúvidas residem no fato de, na prática, dos cinco deputados eleitos pelo PP em 2010 (José Riva, Ezequiel Fonseca, Airton Português, Walter Rabello e Antonio Azambuja), dois estarem de licença – Português e Rabello -, o que permitiria a posse de dois suplentes – no caso, Luizinho Magalhães e Valdizete. Porém, Deucimar Silva, que é o segundo suplente do partido e teria precedência em relação a Valdizete, encaminhou um documento à Mesa Diretora pedindo o tempo regimental de 30 dias, mais 15, para decidir se assume ou declina da sua vez.

 

Nesse período, a permanência de Valdizete estaria garantida. Porém, com a volta prevista para amanhã de Antonio Azambuja – cuja exoneração do cargo de Secretário de Esportes e Lazer do Estado ainda não foi publicada no Diário Oficial, o que aconteceria amanhã, com data retroativa a sexta ada -, Valdizete poderá ter que deixar o cargo, a menos que o pepista Ezequiel Fonseca, o suplente Luizinho ou mesmo o presidente José Riva, também tirem licença para contemplá-lo. Com isso, a vaga de Português não seria preenchida até a decisão de Deucimar Silva.

 

A confusão revela, na prática, uma guerra política entre o presidente do PP, deputado federal Pedro Henry, e o presidente da Assembleia, José Riva, que a não apenas pelas bancadas do Legislativo, mas também pelo preenchimento de cargos no Governo do Estado.

 

Os deputados do PSD, que são egressos do PP, não escondiam nesta terça-feira a insatisfação com o fato de Ezequiel Fonseca ter recuado de um suposto compromisso de se licenciar para garantir a posse de Valdizete, caso Deucimar decidisse por reivindicar a sua vaga.

Airton Português, por sua vez, já teria dito aos colegas de PSD que se Deucimar renunciar à Câmara de Cuiabá para assumir na Assembleia, ele cancelaria sua licença.

O curioso é que em todas as articulações que estão sendo feitas, o PSD parece não considerar a hipótese de Luizinho deixar a Assembleia, já que é o primeiro suplente, mas está no mandato desde o início do ano ado.

 

SÃO LOURENÇO

Depois de empossado, Valdizete Nogueira lembrou do compromisso do partido para garantir sua ida para a Assembleia. “Foi feito comigo um compromisso do meu partido, e quero dizer que o deputado Riva e o presidente Chico Daltro estão cumprindo esse compromisso, me propiciando, depois de tanto tempo, assumir aqui na Assembleia”, frisou o agora deputado Valdizete.

 

Ele acrescentou que “para mim é uma grande honra poder representar, não apenas Jaciara, mas todo o Vale do São Lourenço”.

 

Já o presidente do PSD e vice-governador Chico Daltro, que acompanhou pessoalmente as articulações desta terça-feira, lembrou que “caso seja necessário, temos dois pedidos de licença já prontos para serem votados”, referindo-se ao primeiro suplente Luizinho e ao próprio José Riva.