f1nn

Vaticano emite nota sobre relatório da ONU 5e31y Folha de...
carregando
logo

Artigo 6y101c

Vaticano emite nota sobre relatório da ONU 4p164b

access_time chat_bubble_outlineReligião
FONTE

O porta voz da Santa Sé, Padre Frederico Lombardi, transmitiu nesta sexta feira, (7), uma nova declaração do Vaticano a respeito das observações conclusivas do Comitê da ONU para os direitos das crianças divulgado na última quarta (5).

Padre Federico fez questão de ressaltar que não há um choque entre ONU e Vaticano, porque as Nações Unidas representam uma realidade importante para a humanidade de hoje e para a paz no mundo. Mas, segundo o porta voz, não se deve esquecer que em todos os lugares existem pessoas que pensam diferente e com opiniões diferentes.

As recomendações formuladas pelo Comitê foram consideradas pelo Vaticano como escassas e relativas. Por isso, a Santa Sé, vai adotar medidas de diálogo e respeito. 

O Vaticano afirma ainda que o Comitê levou mais em consideração a posição de algumas ONGs em detrimento da posição da Santa Sé e demonstrou preconceito com a Igreja. “É típico, de fato, de tais organizações não querer reconhecer quanto foi feito pela Santa Sé e na Igreja nestes recentes anos, no reconhecer erros, no renovar normas, desenvolver medidas formativas e preventivas. Poucas ou nenhuma outra organização ou instituição fez o mesmo. Mas não é absolutamente isso que se compreende lendo o documento em questão”, escreve o Santo Padre na nota.

O aspecto mais grave, conforme relatado na nota, foi querer interferir em assuntos de doutrina e moral da Igreja Católica, como a postura da Igreja diante do aborto, educação nas famílias e visão da sexualidade humana.

Por fim Padre Lombardi enfatizou o desejo de que seja reencontrado o plano concreto do compromisso para o bem das crianças, também através do instrumento da Convenção. “A Santa Sé não fará faltar as suas respostas atentas e argumentadas”.

Por Kamila Aleixo / Fonte: Rádio Vaticano