Artigo 6y101c
NO DIA DO PADRE, DOM VILLAR ANUNCIA UM NOVO SACERDOTE NA PARÓQUIA DE ARAPUTANGA. 2r185s
A Paróquia de Araputanga recebe o bispo Dom Antônio Emídio Villar, que neste momento celebra a Santa Missa noturna, no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Às 19h44min o Monsenhor Ermínio Duca declarou que o bispo anunciaria um presente aos Cristãos da Paróquia e, às19h45min o bispo, Dom Villar assumiu a palavra e de imediato já anunciou o presente à Comunidade: um novo sacerdote para colaborar nos trabalhos pastorais. Trata-se do padre Juan Antônio Martinez Toralba Júnior, que veio de São Paulo para Araputanga.
Dom Villar presidiu a celebração do sábado, dia 02 de julho, quando ordenou presbítero Celso Ferreira de Jesus. Ao final da celebração, o bispo anunciou que o neo-sacerdote fora transferido para trabalhar na para a Paróquia de Nova Olímpia-MT, mas, ao mesmo tempo, anunciou, que um novo padre chegaria, para ajudar ao Monsenhor Celso, em Araputanga, já no mês de agosto. E, ados cerca de 30 dias, o padre Juan chegou.
Às 20 horas, os fiéis ouviram pela primeira vez o novo padre proclamar a Palavra de Deus, no Evangelho, Mt 14,22-33 aplaudido pelos Cristãos.
Às 20h44min Padre Juan agradeceu ao Bispo e ao Monsenhor. Disse que vem de uma família simples e que só tem 8 meses de padre, que foi ordenado em 18 de dezembro de 2010. Disse que três padres o chamaram., para ir para a África, para Suíça e, em retiro conheceu Dom Villar e, pronto, está em Araputanga. Padre Juan disse que é de uma família de três irmãos, ou 10 anos de formação no seminário, disse brincando que é feio e careca, mas que ninguém se assuste consigo.
Dom Villar falou de sua alegria em receber o novo padre, que foi muito bem apresentado pelo seu bispo em São Paulo e em sinal de acolhida, pediu às 20h47min uma salva de palmas.
DEUS ABENÇOA ARAPUTANGA
Como resultado do trabalho de Evangelização desenvolvido pelo padre Celso ao longo de 38 anos a Paróquia já formou, para a Igreja, quatro sacerdotes: padres Hilário e José Maria, Evandro Stefanello e, Celso Ferreira de Jesus.
A Paróquia é a única a contar com um Mosteiro de Irmãs Clarissas, na Diocese, sendo também, o primeiro Mosteiro em funcionamento em Mato Grosso, onde acontece na próxima quinta-feira, dia 11, celebração em honra da padroeira Santa Clara.
Ao longo do ano são desempenhados trabalhos de catequese nos mais diversos níveis, desde os pequeninos até catequese para adultos, Crisma e Curso para Noivos. Mensalmente acontece por pelo menos três dias, Adoração ao Santíssimo Sacramento exposto solenemente no altar do Santuário Mariano Diocesano, de Araputanga.
Os Cristãos de Araputanga sabem a importância da oração, pois, a falta de sacerdotes faz com que o padre Celso, da altura de seus 82 anos tenha trabalhado sozinho por anos a fio atuando não só no altar, mas motivando acesa a chama da fé da comunidade. É assim que a paróquia atua, também, em outros campos para prover meios de sobrevivência aos moradores da cidade. Atividades como a criação da Coopnoroeste, Sicredi, Gráfica, Rádio, Escola, FCARP, Mosteiro, Escoteiros, Coroinhas e, as celebrações incansáveis em todas as comunidade rurais e nas comunidades urbanas de Indiavaí, Cachoeirinha, Farinópolis, Botas e, Araputanga são milagrosamente multiplicadas pela ação do Monsenhor Ermínio Duca que ainda coordena a Romaria ao Santuário de Araputanga todo dia 13 de cada mês. O calendário da Paróquia é cheio de atividades ao longo do ano e não há folga para ninguém, pois todos são convidados a integrar os movimentos pastorais da comunidade, como Apostolado, Movimento da Mãe-Rainha
Sem dúvida, a chegada do padre Juan Antônio é bem vinda para que esse trabalho de Evangelização continue a todo vapor em Araputanga.
A celebração foi encerrada às 20h49min quando Marisa Aguiar cumprimentou os padres destacando o valor do sacerdote entre o povo de Deus e pediu para que todos rezassem uma Ave-Maria com intenção a todos os padres e bispo lembrou que a intenção alcançasse os quatro sacerdotes ordenados em Araputanga: Hilário, José Maria, Evandro e Celso Ferreira. Padre Celso, em boa hora, acrescentou que a Ave-Maria e os parabéns pelo dia do padre estendesse também a Dom Villar que completa, na terça-feira, dia 09 de agosto 25 anos de Sacerdócio.
DOM VILLAR NA JMJ
O bispo dom Villar viaja, no dia 15 de agosto, para JMJ – Jornada Mundial da Juventude que se encontra com o Papa, em Madri.