Artigo 6y101c
Secretário municipal de Agricultura e Pró-jovem plantam mudas de árvores nas proximidades do Lago Azul 4h4lm
Solo úmido, com lençol freático alto, infiltrações e mina d’ água. A conjugação dessas situações podem ser encontradas em qualquer “brejo” inclusive dentro do espaço urbano.
E são justamente nesses espaços onde, aos poucos, vão sendo aterrados e vai desaparecendo a vegetação nativa em nossas cidades. Araputanga não é diferente. No centro da cidade, à Rua Rui Barbosa, próximo à Avenida Mal. Rondon, há cerca de uma década haviam espaços classificados como o acima descrito. Na primeira rua citada havia até uma nascente de água que fora aterrada e posteriormente construída uma residência.
Para conservar o meio-ambiente condição necessária e fundamental para a sobrevivência do ser humano surgiu a consciência ecológica que se espalhou pelo planeta. Agora é comum ouvirmos dizer que grandes empresas só compram matéria prima que possam ser classificada na categoria selo verde.
Em Araputanga não é diferente. Há tempos professores e alunos abraçaram a causa da preservação e vez por outra promovem recolhimento de lixos espalhados em nosso rios e córregos. Surgiu o Lago Azul, idealizado e financiado com recursos públicos, a partir de economia feita pelo presidente da Câmara Municipal, o então vereador Ilídio da Silva Neto, ainda na gestão do prefeito Airton Rondina, o hoje deputado Português.
Na manhã de hoje, (26/11), o secretário Municipal de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Antônio Souza dos Santos comandou juntamente com a equipe do Pró-jovem, da Prefeitura de Araputanga, o plantio de diversas mudas de árvores com objetivo de conservar as nascentes do Lago, existentes no local.