f1nn

ARAPUTANGA – Aos oitenta anos 6v321q Shiguemitu Sato é eleito novo...
carregando
logo

Artigo 6y101c

ARAPUTANGA – Aos oitenta anos, Shiguemitu Sato é eleito novo presidente da Câmara Municipal 4g1d5t

home access_time chat_bubble_outlinePolítica
FONTE

Vereador Sato e Jocelino eleitos na Chapa "Harmonia e trabalho". O mandato é de transição, até 31 de dezembro/2018

Por – Sebastião Amorim - Os vereadores da Câmara Municipal de Araputanga reuniram-se em Sessão Extra, na tarde de ontem (25), quando elegeram por unanimidade os membros da Chapa “Harmonia e Trabalho”.

O vereador Shiguemitu Sato foi eleito Presidente e, vereador Jocelino  Ferreira da Silva, eleito 2º Secretário, em votação unânime, 11 votos. A Sessão transcorreu normalmente, com vereadores podendo votar abertamente (anunciar seu voto).

CONCILIADOR, RESPEITADO

Depois de enorme turbulência que levou às trocas de comando na Casa Legislativa, a Câmara Municipal de Araputanga precisa sim, da sabedoria de um homem experimentado na Política; é visível que entre seus pares, Sato conciliador respeitado.

Contando a eleição ocorrida ontem (25), já são quatro trocas de presidentes no Poder Legislativo, desde o dia primeiro de janeiro de 2017.

QUATRO ELEIÇÕES

Quem sabe, o leitor da Folha, possa concluir que a partir da reprovação do povo, os vereadores, eleitos para legislatura iniciada em 2017, aparentemente, não se fizeram satisfeitos com o procedimento daqueles que presidiram a Casa; o jocoso número de eleições naquele Poder, podem estar a denunciar algo, supostamente anormal.

REPROVAÇÃO NA OPINIÃO PÚBLICA

Cumprir a função de vereador, para a qual dezenas de candidatos os pediram votos e, apenas onze, foram credenciados pelo eleitor, pode não estar sendo tão simples (cumprir tal função) conforme parecia, durante a campanha de 2016.

No exercício da função, o povo exige dos eleitos postura exemplar; em vinte e um meses, desde o início da atual legislatura, houve momento tão insustentável, que a representante do MPE local, requereu inclusive, o afastamento do presidente da Câmara. 

POSTURA QUE O POVO DESCONFIOU

A população do município, não gostou, quando  em 02 de outubro de 2017 foi difundida a informação, que os vereadores decidiram aumentaram o valor da verba indenizatória, com aprovação do Prefeito. Naquela ocasião, gravação atribuída a um vereador, ironizava aqueles que discordavam do aumento. Sobre a questão, ouça o que disse o vereador através de gravação que circulou em Rede Social.

ESCÂNDALO DAS DIÁRIAS

Em 25 de outubro/2017 a matéria “Dez vereadores de Araputanga receberam mais de trinta mil reais em diárias entre janeiro e setembro/2017” revelou que além do salário e da aumento no valor da verba indenizatória, dez dos onze vereadores ainda receberam dinheiro, a título de concessão de diárias; é preciso dizer que, apenas o vereador Ilídio da Silva Neto, o mais votado na eleição de outubro de 2016 não participou do “festival” de diárias, generosamente distribuídas durante nove meses de 2017.

“SEPULTADOS SOB CRUZES”

Verba indenizatória, diárias e ironia contra o povo tornaram-se fatos incontestáveis, a depor contra a população; a lua de mel do povo com os eleitos, acabou se transformando em insatisfação que transbordava. Era comum ouvir na cidade, pessoas que jocosamente pediam seus “vintão”, para reprovar o que disse o vereador.

Perdendo aprovação do cidadão, no dia 02/11/2017 alguém decidiu simbolicamente, sepultar tais representantes, quando “Onze cruzes amanheceram circundando a Câmara Municipal; foi por demais, escandaloso.

RESGATE

Sem saída, os vereadores finalmente encontraram o melhor nome para fazer a transição. Assim, a eleição coloca Shiguemitu Sato, aos 80 anos,  na Presidência do Legislativo Municipal,  até dezembro de 2018.

Sato, filho do fundador da Cidade, sempre representou Araputanga politicamente; na década de 1970 ele já defendia a Gleba Paixão, na Câmara de Cáceres.  

Se no conjunto, os vereadores sofreram grande desgaste políticos desde janeiro de 2017, sem dúvida, há nomes como o do vereador Sato que, com sua experiência, se sobressai; com mandatos de vereador, prefeito, vice-prefeito e, agora, Presidente da Câmara Municipal, a população sabe que sua habilidade permitirá que a transição seja feita, sem turbulências. E, finalmente, que a população possa dizer: que assim seja.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Vereadores protocolam Chapa apresentando Sato para presidente da Câmara Municipal

Vereador Zé do Gézo renunciou à presidência acusado de suposta receptação 5q1y5d

Shiguemitu Sato completa 80 anos 581v17

Prefeito autoriza aumento e pagamento, na verba indenizatória dos vereadores 1i1x5k

ARAPUTANGA - Aumento da verba indenizatória 28gi

Dez vereadores de Araputanga receberam mais de trinta mil reais em diárias entre janeiro e setembro/2017 4h4l19

Onze cruzes amanheceram em frente à Câmara Municipal 3r2lf