Video 686564
Ouça a matéria em áudio
ARAPUTANGA – Bueiros causadores de alagamentos poderiam ser substituídos por pontes? 2xx6e
Nos últimos 24 meses, já houve limpeza no leito dos Córregos do Bacuri e da Garrucha?
por – Sebastião Amorim – A ordem natural nos traz novamente o período chuvoso. A natureza se renova, com também velhos problemas da cidade: bueiros com entulhos que “promovem” alagamentos, aterros que são levados pela enxurrada, transbordamento que inunda casas em espaços baixos ou ribeirinhos, etc.
CRONOLOGIA DAS ENXURRADAS
No dia 24, véspera de Natal, choveu maravilhosamente em Araputanga e, da mesma forma, no dia 26, segunda-feira. Ao alvorecer, por volta de 05h000min de hoje (28/12), a precipitação voltou em boa quantidade e, por volta de 09h00min choveu forte.
E VEM MAIS CHUVAS
Sim, chegamos ao tempo em que a chuva tão implorada pelo povo, termina por precipitar sobre a terra. Enquanto isso, pelas Redes Sociais, é possível ouvir o lamento daqueles que se sentem prejudicados com a elevação das águas em certos pontos da Cidade. Se na região central de Araputanga, há problemas com bueiros subdimensionados, entulhos e lixos despejados pela população, nos dois córregos que cortam a cidade de Leste para Oeste, para desembocar no Ribeirão das Pitas, fazem os pequenos rios transbordar, “devolvendo” parte do entulho lançado nesses canais. O resultado como sempre é o alagamento, motivo do grito de muitos.
O QUE FAZER?
Aqueles que pediram voto e foram eleitos para enfrentar os problemas, sabem da questão; porém, quais desses representantes eleitos falaram ao longo do ano sobre o assunto? O que fizeram para debelar as inundações?
Além de fiscalizar e, orientar por campanhas, e enfim, quem sabe chegar a multas financeiras, com a finalidade de mudar maus comportamentos daqueles que lançam rejeitos entupidores de bueiros e canais, alguém deveria defender a atuação dos nossos políticos, demonstrando que os leitos dos Córregos foram limpos por máquinas, no período anterior às chuvas; mas o leitor poderia responder: o leito dos córregos, de fato foram limpos?