f1nn

ARAPUTANGA – Notificações de Dengue e Chikungunya aumentam 18c52 Folha...
carregando
logo
  • Notícias
  • Cidades
  • Videos
  • Audios
  • Coberturas
  • Tempo
  • Contato
  • Artigo 6y101c

    ARAPUTANGA – Notificações de Dengue e Chikungunya aumentam 6l6b35

    home access_time chat_bubble_outlineCidades
    FONTE

    A Vigilância informou hoje (25/04), que as notificações estão assim distribuídas: dengue: 282, chikungunya: 380

     Da Redação – Relatos de pessoas que reclamam de dores pelo corpo afirmando serem vítimas de chikungunya, têm aumentado em Araputanga. As notificações da Vigilância confirmam que os números de infectados está crescendo no município.

    A Redação deste Site entrou em contato com o Chefe da Vigilância, Sr. José Ricardo Ribeiro, para saber acerca dos números registrados pelo LIRA – Levantamento Rápido de  Índices dos vetores da dengue. De acordo com  Ribeiro o índice do LIRA está abaixo de dois por cento, contudo o número de casos de Chikungunya, “explode” na Cidade.  Os casos de dengue somam 282 (duzentas e oitenta e duas) e chikungunya: 380 (trezentas e oitenta).

    CONVIVENDO COM O PERIGO
    Informações que chegaram  à  Folha de Araputanga registram que entre moradores da Rua Sebastião Fernandes de Oliveira  no perímetro do trecho entre o Córrego do Bacuri até o primeiro cemitério de Araputanga, pelo menos quatro pessoas afirmam ser  vítimas da Chikungunya. Porém, o número de notificações ganha corpo em várias localidades da Cidade.

    FATAL

    Na quarta-feira 23/04, Um homem de 78 anos, conhecido como Senhor Inácio, morador do Bairro Jardim do Braz,  faleceu, em Araputanga;   um de seus filhos informou que inicialmente ele teria contraído chikungunya, que  fragilizou sua saúde levando-o à morte por outra causa.

    A Redação da Folha de Araputanga se solidariza com os familiares do Senhor Inácio e, pergunta às Autoridades da Saúde, quais as novas campanhas de  esclarecimentos sobre a doença? Das notificações feitas nos últimos doze meses, quantas resultaram em multa pecuniária e se tal medida promoveu novo comportamento do morador que permitiu a proliferação do vetor da doença?

    DERROTADOS PELO MOSQUITO

    Se o mosquito maldito, sobrevive e avança na infestação,   após anos das mesmas práticas de combate, está claro que é preciso adotar novas medidas na tentativa de  erradica-lo. Entendidos no assunto afirmam que o mosquito só será eliminado, na medida em que a população eliminar os criadouros dos vetores da dengue e assemelhados. Enquanto a conscientização não se tornar em prática diária, a população vai sendo vítima do Aedes Aegipty.