Artigo 6y101c
ARAPUTANGA – Os 47 anos de "criação" da Paróquia de Araputanga 2m11m
Atenção: Para informar com exatidão, a Paróquia de Araputanga foi criada em 30 de maio de 1976 pelo Decreto 01/76. Contudo, ao escrver esta matéria, o editor do Site, que chegou a Araputanga em 15 de março de 1974 considerou (por conta própria), o início das atividades da Paróquia, a partir da chegada do Padre Celso Duca, em 23.03.1975.
Por – Sebastião Amorim - No dia 23 de março de 1975, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima foi criada em Araputanga-MT, deixando um legado significativo para a cidade e seus moradores. Embora a única evidência tangível daquela ocasião seja uma fotografia, a história de desenvolvimento e progresso que a Paróquia ajudou a estabelecer é uma lembrança duradoura, perene.
A fotografia em questão retrata a pequena Igreja ao centro da Praça São José, rodeada por árvores e algumas estruturas de madeira, como o coreto, a casa do padre e a casinha do motor. No pátio, também pode-se ver o cruzeiro com a inscrição "Salve sua alma" e dois postes de madeira para iluminação. A paisagem ao fundo revela a mata ainda existente a alguns quilômetros de distância.
Na fotografia, o saudoso padre Celso Duca, primeiro pároco de Araputanga, registrou uma série de datas importantes que marcaram a presença da Comunidade Católica na cidade. A primeira missa foi celebrada em 1960 pelo padre Humberto Penso na Gleba "Paixão". Em 1962, foi construída a primeira capela em forma de barraco, seguida da primeira igrejinha de adobos em 1965. Em 1969, a Igreja de alvenaria foi erguida, e em 23 de março de 1975, o padre pediu ao bispo e conseguiu, a criação da paróquia.
Nos anos seguintes, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima tornou-se um elemento vital da comunidade araputanguense. Sob a liderança do padre Celso Duca e da união dos Cristãos locais, a Paróquia contribuiu para a criação e desenvolvimento de um sistema estrutural positivo, que proporcionou o surgimento de quase tudo o que hoje existe na Cidade.
Entre os anos 1978 a 1980, foi construída a Igreja Matriz atual, que é um dos pontos de referência da cidade até hoje. O legado de quase cinco décadas de presença da paróquia em Araputanga pode ser visto na fé e na comunhão da comunidade local, que continua a se reunir em torno do altar de Cristo, para partilhar a Palavra e o Pão da vida eterna.
Neste 23 de março de 2023, a Redação da Folha de Araputanga externa sua saudação ao padre Celso de Jesus, que continua a missão iniciada pelo Monsenhor em 1975, ao mesmo tempo que abraça os Cristãos que até aqui fizeram da Paróquia seu ponto de encontro com Cristo.
MATÉRIA RELACIONADA:
23 DE MARCO - 47 anos da chegada do padre Celso Duca a Araputanga