f1nn

ARAPUTANGA – Quais medidas poderão prevenir a complexa questão do... 3j3f4i
carregando
logo

Artigo 6y101c

ARAPUTANGA – Quais medidas poderão prevenir a complexa questão do suicídio? 6o17l

home access_time chat_bubble_outlineColunas
FONTE

Um idoso e duas jovens com atuação em Araputanga, cometeram suicídio no período de apenas quatro meses.

por – Sebastião Amorim – Talvez, os três casos de suicídios ocorridos em Araputanga no prazo de quatro meses, obrigue ao conjunto da população a uma reflexão nova. Os trágicos fatos registrados tornam explícito que as pessoas de nossa região precisam dar mais atenção à questão da valorização da vida e, promover desde o ventre, ações para que a vida seja preservada.

As Autoridades, as Entidades, empresas, as Escolas, a Saúde, a Mídia, as Igrejas, e que ninguém se exclua dessa obrigação, pois, evitar novas tragédias pessoais e familiares é parte da luta individual e coletiva de todos, pela preservação da vida.

FENÔMENO COMPLEXO

Não podemos descartar que casos de pessoas que tiram a própria vida, possam incentivar trágicas ações semelhantes, portanto, é imperioso buscar meios para interromper o complexo fenômeno do suicídio, que pode atingir indivíduos de quaisquer idades, sexo e classes sociais.

O registro do último sábado, dia 19 de agosto, não pode deixar ninguém inerte, indiferente; lembremo-nos que se trata do segundo caso ocorrido, com duas jovens que atuavam na Educação, no mesmo endereço, no transcorrer de 125 dias deste ano 2023.

SETEMBRO AMARELO

No próximo mês, ocorrerá em todo o Brasil, a campanha “Setembro Amarelo”, porém, em Araputanga o assunto não pode esperar, não pode continuar estanque apenas a um único mês e à Campanha Nacional.

PREVENIR É POSSÍVEL?

Para que não haja entendimento errôneo, é preciso dizer que as jovens não se suicidaram na Creche, pois, como o suicídio, tal ideia é da ordem do impensável. Porém, se as jovens com 21 e 23 anos trabalhavam na mesma Creche, na mesma função e praticaram atos que encerraram com suas vidas da mesma forma, o Poder Público deve, por prudência, ampliar o olhar sobre o quadro de profissionais, com a finalidade de buscar identificar e prevenir, novos casos.

INDÍCIOS

Talvez o Poder Legislativo, em alguma medida possa ajudar. Os vereadores eleitos para fiscalizar os atos do Poder Executivo podem levantar informações sobre o número de funcionários públicos que estão afastados do trabalho por depressão. Será que existe algum caso, em Araputanga? Caso positivo, esses trabalhadores estão sendo acompanhados?

INVESTIGAR

Uma instância guardiã e fiscalizadora é o Ministério Público que pode requisitar ao Poder Executivo, quais medidas já existem visando prevenir novos suicídios entre os funcionários públicos municipais e buscar saber se, além das medidas que eventualmente já existem, haverá medidas adicionais?

CÍRCULOS DE TRABALHO

Sem dúvidas, o Staff que governa o município deve instituir meios de identificar como se desenvolve, na prática, o círculo de satisfação e de valorização das pessoas que trabalham prestando serviços para a municipalidade. Existe pesquisa confiável, feita por Instituição independente, que demonstre a satisfação dos trabalhadores municipais, em Araputanga?

PROBLEMA COMPLEXO

O leitor da Folha de Araputanga deve compreender e ser prudente na conclusão do assunto tratado: esta matéria não tem objetivo de apontar culpados ou acusar quem quer que seja; antes queremos alertar a todos, para se evitar nova tragédia, como as descritas a seguir:

17 de abril 2023  - ARAPUTANGA – Mulher jovem comete suicídio; 21 anos, Monitora de Creche trabalhava em Araputanga; 2m3m6t

02 de maio 2023 - ARAPUTANGA - Homem encontrado morto supostamente por disparo de arma artesanal; residia no Centro da Cidade; 542j25

19 de agosto 2023 - INDIAVAÍ – Jovem cometeu suicídio. 23 anos, Monitora de Creche trabalhava em Araputanga; 1ts1o

OUTROS CASOS

Localizamos em breve levantamento promovido nas publicações deste Site, outros casos dolorosos de suicídio, em Araputanga. As reportagens não entram nos meandros dos atos, apenas informamos os fatos, locais e datas. As publicações então disponíveis servem para que o leitor possa formatar como o fenômeno é complexo e pode atingir pessoas de quaisquer idades, faixa social e sexo. Lógico que a Folha não conseguiu acompanhar e publicar todos os casos de suicídio registrados na Cidade.

Clique em cada link e revisite as publicações.

MATÉRIAS RELACIONADAS 5d6t46

1 - INDIAVAÍ – Jovem cometeu suicídio - 19 de agosto de 2023 4v62q

2 - ARAPUTANGA – Mulher jovem cometeu suicídio -  17 Abril 2023 3h3t25

3 - ARAPUTANGA - Homem encontrado morto supostamente por disparo de arma artesanal - 02 de maio de 2023

4 - ARAPUTANGA – Homem encontrado morto em casa, próximo ao cemitério - 14 de junho de 2019

5 - Jovem encontrado morto na Comunidade Imbé - 29 de março de 2019

6 - Jovem encontrado morto em Araputanga - 20 de fevereiro de 2019

7 - ARAPUTANGA – Idoso encontrado morto no Bairro Santo Antônio - 04 de outubro de 2018

8 - INDIAVAÍ: Homem encontrado morto em rancho às margens do rio Jauru - 23 Janeiro de 2016

9 - ARAPUTANGA: Homem encontrado morto no Córrego do Meio - 14 de janeiro de 2015 3l4u1q

10 - Homem é encontrado morto no bairro São Miguel, em Araputanga - 19 Novembro de 2012 95y3n

11 - HOMEM FOI ENCONTRADO MORTO EM CASA, EM ARAPUTANGA. - 22 de novembro 2011

LINKS EXTERNOS

Na gestão encerrada em dezembro de 2020, a Prefeitura de Araputanga tem três publicações que abordam a questão do suicídio. Foram duas publicações no ano 2018 e uma no ano 2019. Elas fazem parte da campanha “setembro Amarelo”.

Desde o ano 2021 sob a gestão em curso, a reportagem não localizou no Site da Prefeitura de Araputanga publicações que abordem a questão do suicídio. Veja nos links abaixo as publicações da Prefeitura de Araputanga, disponibilizadas desde os anos 2018 e 2019:

1 - Palestra de prevenção ao suicídio -  01 de outubro de 2018

2 -  Profissionais da Saúde participam de palestra de prevenção ao suicídio. - 01 de outubro de 2018

3 - Setembro Amarelo -  24 de setembro de 2019

Entre outros casos de suicídio não registrados em publicações do Site Folha de Araputanga, estão o do link abaixo, publicado pelo Site Popularonline:

Funcionário do Curtume Araputanga comete suicídio - Popular Online - 21/02/2015.

MINISTÉRIO PÚBLICO

No Ceará, após  recomendação expedida pelo Ministério Público daquele Estado, a Prefeitura de Jardim sancionou a Política Municipal de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, que já está em vigor. Saiba mais no link a seguir:

Após recomendação do MPCE, Prefeitura de Jardim implementa Política de Prevenção ao Suicídio - 30 de junho de 2023 4h4p3g

LEIA MATÉRIA SOBRE RECOMENDAÇÃO DO MP-CE À PREFEITURA DE JARDIM-CE 1e3k32

MPCE recomenda que a Prefeitura de Jardim e Câmara dos Vereadores garantam permanência da política de prevenção ao suicídio por meio de lei municipal 2n5y1h

VEJA TAMBÉM:

Suicídio (Prevenção) — Ministério da Saúde (www.gov.br)

MATÉRIA ATUALIZADA EM 12/09/23 ÀS 14H27MIN

Link externo:

SETEMBRO AMARELO - ARA_NEWS

 

 

 

 

  472r24