Video 686564
ARAPUTANGA – Quando começarão obras que aumentem a vazão de bueiros, no Córrego da Garrucha? 506c1b
Obras para aumento da vazão do Córrego, são aguardadas na Avenida 23 de Maio e na Rua Joaquim Nabuco. Além dos prejudicados, quem entre as Autoridades se incomodou com o problema, ao longo dos últimos vinte anos?
por – Sebastião Amorim – As primeiras chuvas já caíram sobre Araputanga e, por enquanto, nenhum indício de obras das novas galerias, para evitar repetidos transbordamentos, do Córrego da Garrucha, sobre a pista, de trechos da Avenida 23 de Maio e da Rua Joaquim Nabuco.
Toda vez que cai chuva volumosa, com tempo superior a cinquenta minutos, a trafegabilidade é interrompida pela água que toma conta do asfalto, sem contar que o represamento da água formada pela grande quantidade de enxurrada destinada ao leito do Córrego, é maior que a capacidade da vazão projetada, resultando na formação de uma espécie de “lago”, que expande e avança alcançando residências ao longo das margens do Córrego, até que o nível d’água se eleve e, e sobre o asfalto, deixando estupefatos moradores das imediações ribeirinhas além de condutores de veículos que são obrigados a esperar o fim da chuva e, algum tempo depois, a normalização do curso d’água que se acomoda no leito do pequeno riacho, liberando a agem pelas vias públicas.
LEIA TAMBÉM: 31665i
VAMOS TRABALHAR? – Vereador indicou obras ao Executivo há cinco meses e dezoito dias 5r1f6r
O PROBLEMA SÓ PIORA
É preciso dizer que, antes da virada do milênio, quando o solo urbano contava com menos construções, menos asfalto nas vias e menos extensões de áreas com piso e concreto (cimentado) em geral, a água infiltrava na terra e chegava em menor quantidade nos locais já citados.
Com o desenvolvimento urbano, sem combinar com medidas que favoreçam o escoamento da água formada pela enxurrada, o resultado desde o ano 2000 invariavelmente tem sido o mesmo nas últimas duas décadas; além dos prejudicados, quem entre as Autoridades se incomodou com o problema, ao longo dos últimos vinte anos?
Como as condições climáticas têm se manifestado em extremos (quente e seco demais, ou chuvoso em elevado volume, etc), será que nos próximos cinco meses voltaremos a relatar novas enchentes, sob confortável silêncio da Autoridade?
Mesmo que as obras tivessem início ainda no decorrer de novembro/2023, seria possível concluí-las antes do ano novo? Será?
Veja na figura abaixo, o extrato do contrato, com valor e nome da construtora, para realizar o serviço:
MATÉRIA RELACIONADA qf6c
TOMADA DE PREÇOS – Araputanga selecionará construtora para instalação de bueiros duplos de concreto ks13
LINK EXTERNO
Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso - diariomunicipal.org