f1nn

CHUVA 5h2dj TESTE – Bueiros celulares duplos evitaram transbordamentos em Rua e...
carregando
logo

Video 686564

CHUVA-TESTE – Bueiros celulares duplos evitaram transbordamentos em Rua e Avenida de Araputanga 1n3h57

home access_time chat_bubble_outlineCidades
FONTE

Já na Avenida Marechal Rondon, onde velhos bueiros estão subdimensionados a enxurrada transbordou alagando a via pública.

por – Sebastião Amorim – As condições climáticas parecem deixar a população confusa. No primeiro trimestre 2024 pouquíssimas chuvas caíram na cidade de Araputanga, porém, quando abril começou, a situação mudou totalmente. Já na madrugada do dia 02, a chuva chegou de forma significativa sobre o território da cidade de Araputanga.

Ao alvorecer daquela terça-feira, condutores de veículos se viram obrigados a esperar o nível da água baixar, sobre pequenos trechos das Avenidas: Marechal Rondon, Juscelino Kubistchek e 23 de Maio, nos trechos cortados pelo Córrego da Garrucha.

Registre-se que na Avenida 23 de Maio o motivo do alagamento não teve origem na enxurrada que corria no Córrego, mas, um bueiro de água pluvial que, por alguma razão retornou a enxurrada para dentro da Avenida. A informação foi confirmada pela reportagem por um morador das imediações que acompanhou o fato no segundo dia de abril.

17 DE ABRIL, DIA DE CHUVA

As chuvas precipitaram em boa parte da primeira quinzena do mês, contudo, hoje (17/04), desde nove horas da manhã choveu, em alguns períodos de forma intensa. A meteorologia revela que a chuva intensa é resultado da mudança do tempo no Sul do País (ciclone), onde a previsão indica rápida queda na temperatura. Não há previsão que o frio chegue ao Centro Oeste, contudo, as chuvas devem continuar, em alguns lugares até sexta-feira, dia 19.

 NOVOS BUEIROS

Até que a gestão pública municipal faça o dever de casa, implantando novos bueiros celulares duplos em todas as Ruas e Avenidas de Araputanga, cortadas pelos Córregos do Bacuri e da Garrucha, outros transbordamentos e alagamentos podem ocorrer.

Apesar da intensidade da chuva, os novos bueiros instalados na Rua Joaquim Nabuco e na Avenida 23 de Maio, conseguiram dar vazão à elevação do nível da água, mesmo nos momentos de maior intensidade da chuva de hoje (17/04).

O vídeo desta matéria, feito pouco depois de onze horas, por um colaborador anônimo, mostra o nível da enxurrada, sem nenhum problema para a vazão. Nossa gratidão ao colaborador anônimo, que cedeu o vídeo sob condição de não ter seu nome revelado.

ATÉ QUANDO?

Se a precipitação atípica em curso no mês de abril/2024 pode deixar a população confusa em relação às condições climáticas, o que dizer dos alagamentos que ocorrem  na Avenida Marechal Rondon há cerca de um quarto de século?  Não há dúvidas que recursos financeiros sempre houveram e mais do que nunca a população vê o problema e se pergunta: até quando?