f1nn

Coopnoroeste Lacbom investe em Projeto de Capineira para beneficiar produtores... 5a225b
carregando
logo

Artigo 6y101c

Coopnoroeste Lacbom investe em Projeto de Capineira para beneficiar produtores no período de seca 3w1x2t

home access_time chat_bubble_outlineCuriosidades
FONTE

Produtores rurais do município de Araputanga e região, associados a Cooperativa Agropecuária do Oeste do Mato Grosso (COOPNOROESTE), poderão contar com o Projeto de Capineira, cujo objetivo é o de auxiliar os produtores no período de seca a manter a produção de leite.

O Projeto é desenvolvido em uma área de experimentação, com 2.3 hectares localizados no município de Araputanga, onde são cultivas várias espécies de Capim Elefante, dentre os quais Canará, Napier comum e roxo. "Tivemos várias coletas de amostras que foram enviadas pelo laboratório Embrapa para exame bromatológico e saber a proteína e energia desses materiais", disse o Engenheiro Agrônomo, Gabriel Rondon.  Segundo ele, o material apresentou níveis excelentes de proteínas e valor calórico dos Nutrientes Digestíveis Totais (NDT). Veja o Vídeo Aqui.

Para o presidente da Coopnoroeste Lacbom, Mizael Barreto, é preciso oferecer algo ao produtor de custo baixo e eficiente. "E essas capineiras tem o custo muito mais baixo que o milho e, o plantio se dá uma vez só com condições de durar até dez anos ou mais", afirmou.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo, o custo benefício em relação ao milho é grande. "Enquanto a silagem de milho fica em torno de 0,20 centavos o quilo, já debaixo da lona, incluindo operação de plantio, semente, adubo, trator e hora máquina no solo, a produção da silagem de Capim Elefante seja ele Canará, Napier comum e roxo ficou em torno de 0,4 centavos o quilo, podendo ser reduzido ainda mais no segundo corte", informou.

O presidente da Coopnoroeste destacou a importância do Projeto de Capineira, solicitando a participação de todos os produtores. "Venham junto conosco, pois temos condições de produzir leite com custo bem mais barato, melhorar a captação e ter melhor resultado no preço do leite", disse que a iniciativa é uma das melhores alternativas para os produtores rurais.

Fonte: Ferreira Júnior/Popular Online