Artigo 6y101c
ELEIÇÃO ESTADUAL - Sandra das Botas superou adversários e adversidades em Araputanga 5584v
Candidatura de Sandra das Botas obteve mais aprovação dos eleitores que candidaturas defendidas pelo prefeito e pelo ex-prefeito da Cidade
por- Sebastião Amorim – O resultado da votação extraída das urnas no município de Araputanga, parece demonstrar que na tentativa de escolher um representante para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o eleitor ignorou o prefeito Enilson e, da mesma forma, o ex-prefeito Joel.
Apesar do resultado das urnas, esta publicação não pretende, de nenhuma maneira, dizer que o eleitor araputanguense reprove a ambos os políticos municipais do Executivo.
Não se pode negar, no entanto, que a coragem de participar da disputa e pleitear uma das vagas no Legislativo estadual, por parte da vereadora Sandra Lopes, encontrou significativo respaldo da população, considerando que, ao que tudo indica, a vereadora-candidata apareceu de última hora, para concorrer ao pleito.
OUTRAS FORÇAS
Usando de sua liberdade de acordo com as regras da Política Nacional, o atual prefeito de Araputanga e, da mesma forrma, o ex-prefeito que deixou o Paço municipal em 31/12/2020 escolheram as candidaturas que podiam apoiar.
Na competição pelo voto, a vereadora Sandra demonstrou que, tem sim, apoio do eleitor, ao obter mais de vinte por cento da votação para deputado estadual, em Araputanga.
O leitor pode objetar que se trata de uma candidatura com origem em Araputanga, condição que daria vantagem à vereadora, contra os demais concorrentes, que são de outras localidades; porém tal afirmação deve ser encarada como verdade parcial, pois, se tal informação prevalecesse, outros nomes que se acham líderes na política de Araputanga, teriam estufado o peito e se colocado para a disputa como candidato a deputado, fato que não ocorreu. Por quê?
Os números contam a história da disputa pela preferência do eleitor e, podem ser conferidos a seguir:
EXECUTIVOS TOMARAM UM SHOW
Todos sabem que Sandra das Botas não conquistou a vaga para o Legislativo estadual; também parece fato que a entrada da vereadora na competição e, os votos dados a ela no município, deixou a liderança do prefeito e do ex-prefeito no chinelo, como se diz no jargão popular.
Depois que parte do eleitorado municipal decidiu pela candidatura de Sandra e, da ficha cair para os políticos do Executivo conscientizando-os que tomaram um show de votos, não se ouve mais falar no assunto.
EM JOGO, A PREFEITURA
Tratar a população com alguma grosseria, isto é, com pouca habilidade, pode ser causa de surpresas para políticos que buscam o equilíbrio visando se manter no cargo. Isso já ocorreu em eleição municipal, quando no dia anterior à votação, se comemorou a vitória com carreata e, no dia seguinte aquele que se achava vitorioso, foi ruidosamente derrotado.
A mesma sentença pode pesar contra quem pensa que se perpetuará no poder. Como sabemos, a próxima eleição será municipal.
SURGIU UMA ADVERSÁRIA?
A falta de aglutinação em favor da candidata de Araputanga pode ser causa de rachaduras no próximo pleito, no Município.
Em 2020 Sandra das Botas foi eleita vereadora com o maior número de votos. Resta saber se haverá aglutinação em torno do nome de Sandra, para disputa da cadeira de prefeito, em 2024.
Se tal possibilidade ocorrer, poderemos ter três ou quatro concorrentes lutando para ser o Chefe do Executivo, considerando que entre outros, aquele que apoiou a deputada estadual que mais votos recebeu no estado, também poderá se organizar para colocar seu nome na disputa.
É aguardar para ver se a liderança do prefeito, com as obras e shows que ainda poderá fazer, serão devidamente aprovados pelo povo, renovando-lhe o mandato.