Artigo 6y101c
OPINIÃO - O aparente esvaziamento de significado do feriado municipal de dois de fevereiro 5u1m10
Talvez a erosão no sentido pelo dia da emancipação política tenm origem nos próprios políticos, que aparentemente não valorizam a data.
Por – Sebastião Amorim - Os mais jovens algumas vezes perguntam: por que o segundo dia de fevereiro é feriado municipal em Araputanga? Sim, a pergunta procede e parece que o calendário vai registrando os anos fazendo desaparecer, na percepção popular, o sentido da luta de outrora para chegarmos à emancipação política.
Para parte dos comerciários, que ganha um dia de folga, o feriado é ótima oportunidade para descansar; já para o proprietário dos estabelecimentos comerciais, dono das contas a pagar, o feriado é apenas um dia perdido, sem faturamento para pagamento dos compromissos.
Talvez a erosão no sentido pelo dia da emancipação política tenha origem nos próprios políticos. Tal silêncio fica externado de forma sutil à sociedade. Parece que a história do município não manifesta gratidão por aqueles que lutaram para chegarmos ao status quo, ou pelo menos, não dá publicidade a tais personagens.
Há alguns anos, a Redação da Folha de Araputanga observa e algumas vezes registra o aparente desprezo à memória de tão nobre luta; não parece que ao longo das décadas e mesmo atualmente, que os chefes dos Poderes e aqueles que gravitam em seu entorno, se preocupem com quaisquer atividades que valorizem e reavivem a importância de tal data.
Se são parte da história do município, os símbolos, o hino e, a data de aniversário, também deveria ser valorizada a luta pela emancipação política, bem como, seus artífices deveriam ser enaltecidos, para compreendermos melhor a dialética da história local.
Quem viveu nos anos em que a causa estava posta e, tem boa memória, ainda lembra que nem todos eram favoráveis à emancipação de Araputanga. Sim, havia pessoas que não simpatizavam com a ideia; consta que houve até empurrões e ameaças, em plena Avenida 23 de Maio, contra pelo menos um importante personagem que lutava em favor da causa. Pelo sim ou pelo não, o registro da vitória emancipatória ficou definido no dia 02 de fevereiro.
Há de se esperar que pelo menos em tal data os artífices da causa sejam relembrados, caso contrário, além de fechar o comércio, a data permanecerá em erosão, tonando-se voçoroca, servindo apenas para marcar o período a partir do qual, amos a escolher quem são e serão os políticos locais e, com o ar dos anos, como o dinheiro dos impostos recolhidos entre a população, remunera ricamente os eleitos que prometeram representar o povo; e que não fiquem apenas na promessa.
Perguntas ressoam entre os que lutaram pelo feriado de hoje: quantos desses personagens receberam homenagem nesse dia? Estão sendo convidado para o Ato Cívico? Desde a emancipação, comemora-se o dia, pelo menos com o Ato Cívico? ...Ato Cívico?
Que a emancipação política de Araputanga seja lembrada como a data em que se celebra o dia de Nossa Senhora da Luz e que Ela interceda junto à seu Filho, pelos santos destinos da população da Cidade.