Artigo 6y101c
Viajante partiu da Europa e, chegou sem impedimentos, a Araputanga, em tempos de lockdown 5b5w73
Familiares do viajante disseram à Redação da Folha de Araputanga, que sequer houve aferição de temperatura no desembarque e, na entrada da cidade de Araputanga, também não encontrou barreira sanitária que fizesse quaisquer checagem. EM TEMPO: É preciso dizer que o viajante chegou bem e não apresenta sintomas da Covid-19.
Por – Sebastião Amorim - Apesar do Decreto que colocou a cidade de Araputanga em regime de confinamento (Lockdown), a partir do dia 04 de junho/2020 parece que há certas brechas que podem permitir, com facilidade, a difusão do Covid-19 a partir de alguém que eventualmente esteja potencialmente infectado.
SEM BARREIRAS
A Redação do Site recebeu informação que, um homem viajou, partindo de um país europeu, no dia primeiro de julho, em direção ao Brasil, chegando a Cuiabá, na sexta-feira, dia 03 de julho.
No início deste ano, quando a doença “assombrou” a população mundial, brasileiros foram retirados da China, transportados em aviões e, ao chegar no Brasil ficaram em quarentena, em Anápolis-GO.
Apesar do vírus Covid-19 ter causado milhares de mortes na Europa, o viajante em questão, chegou ao Brasil e, de acordo com relato de sua esposa, não ou sequer por medidores eletrônicos de temperatura.
A Redação do Site apurou que, o destino final do viajante, é a cidade de Araputanga, na qual chegou por volta de 23h30min do sábado, dia 04 de julho/2020.
O QUE FAZER?
Em relato escrito, familiares do viajante informaram à Redação que um dia antes da chegada, foi solicitado, através de telefonema, orientações à Vigilância Municipal, tendo em conta a chegada do viajante. A família buscava saber os procedimentos a adotar, após tão longa viagem, feita por uma pessoa que desde o ano de 2019 estava a trabalho, na Europa.
ALEGRIA E PREOCUPAÇÃO
Para além da alegria causada na família, pela chegada de um de seus membros, que estava no Velho Continente, o caso em questão também é motivo de preocupação e de busca de prevenção ao Covid-19.
Além dos vizinhos que se preocupam com a questão, a família tem filhos pequenos, que cientes do problema, estão preocupados em evitar o perigo de contágio, se o viajante portar, ainda que de forma incubada o temido vírus.
E A VIGILÂNCIA?
Segundo a informante, as diversas tentativas de mover representantes da Saúde, ao endereço onde o viajante que chegou a Araputanga, vindo da Europa, não frutificaram até 14h00min de hoje, dia 06 de julho.
Desde sábado (04/07) respostas com promessas que alguém da Saúde Municipal, compareceria ao endereço, houve, confirma o relato da pessoa que trouxe a informação à Folha de Araputanga; contudo, tais promessas só foram cumpridas depois de 14h00min de hoje (06/07) quando uma pessoa representante da Saúde, finalmente compareceu.
MINISTÉRIO DA SAÚDE
A Redação da Folha entrou em contato com o Ministério da Saúde, através do número 136. Ao telefone, depois ouvir o questionamento feito pela reportagem, demorou alguns minutos para algumas orientações como: quarentena em casa e, do segundo dia de chegada da viagem até o décimo quarto dia, se houver sintomas de característicos de infecção por coronavírus, procurar fazer o teste de praxe.