Artigo 6y101c
ARAPUTANGA – Mutirão de limpeza visa eliminar criadouros do vetor da dengue 1r2w71
Informações divulgadas pela Saúde Estadual, nesta semana, informa que já são 1.393 casos positivos de dengue e um óbito por causa da doença.
por – Sebastião Amorim - Desde o dia 15 de fevereiro de 2023, uma equipe coordenada pela Vigilância em Saúde de Araputanga está percorrendo residências e terrenos baldios em diversos Bairros da cidade em um mutirão de limpeza que visa eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, Zika e Chikungunya.
Com previsão inicial para durar dez dias, o mutirão já retirou grande quantidade de objetos inservíveis, então de uso doméstico, descartados de forma irregular, além de muitos focos do temido mosquito, por onde o mutirão a.
A equipe de Saúde está utilizando larvicida nas caixas d'água, cumprindo a missão de incentivar a população a evitar um possível surto de dengue na Cidade.
A Gestão Municipal está preocupada com a situação, uma vez que Mato Grosso já registrou quase mil e quatrocentos casos positivos da doença, inclusive com um caso de óbito.
A participação da população é fundamental para o sucesso da iniciativa. É preciso que todos colaborem eliminando objetos inservíveis que acumulam água parada, como pneus, entulhos, garrafas e outros materiais que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti.
Segundo o Gerente da Vigilância em Saúde de Araputanga, "a ação tem como objetivo principal prevenir a proliferação do Aedes Aegypti e, consequentemente, diminuir a incidência de doenças como a dengue, zika e chikungunya na cidade.
A prevenção é a melhor forma de combater as doenças transmitidas pelo mosquito. Portanto, é fundamental que todos os moradores de Araputanga se engajem nessa iniciativa e contribuam para a saúde e bem-estar de toda a comunidade.