Artigo 6y101c
PERGUNTE AO VEREADOR – 2 - Existem documentos que comprovem que você fiscalizou atos do Poder Executivo? 3m5z40
Em 2024 haverá eleições, ocasião em que o eleitor deve excluir do Poder legislativo, vereadores que não demonstraram aptidão para o cargo, vereadores que só fizeram oposição sistemática e aqueles que só conseguem ser base de sustentação, ignorando seu verdadeiro papel que é fiscalizar, propor, votar, ser votado, rejeitar, emendar, convocar, etc.
por – Sebastião Amorim – Quando o Cidadão abandonar o comodismo, logo buscará meios de saber quanto custa a manutenção dos Poderes Públicos, mantidos com o dinheiro oriundo dos impostos. Durante mandatos de outras décadas, com pouco dinheiro, Executivo e Legislativo somavam esforços visando abrir estradas, construir pontes, tinham ruas para iluminar, se viam obrigados a prover rede de água para atender as famílias, entre outras questões ligadas à infraestrutura.
Supostamente falta de dinheiro ficou no ado; parece que todos os problemas já estariam resolvidos, de forma que agora a política talvez possa focar em festas, embaladas por shows, muitos shows. Que maravilha!.
Mas o foco do fiscal da população não deveria mudar. Os vereadores são os políticos que estão mais próximos do povo. eles podem e devem ouvir-nos, para propor soluções que atendam à demanda popular. Será que na condição de fiscais da coisa pública, os vereadores conseguiriam comprovar com documentos, que estão fiscalizando os atos do Poder Executivo?
PERGUNTE AO VEREADOR
Como são feitas as contratações de shows e apresentações que chegam a custar R$350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais). O número de habitantes de Araputanga é de apenas 14.786 diz o Censo 2022. Se todas as pessoas da cidade tivessem comparecido à apresentação, o custo per capita teria sido de R$23,67 (vinte e três reais e sessenta e sete centavos), porém, o público que compareceu chegou a mil pessoas?
E por falar em apresentações e shows, você, vereador, já fiscalizou esses contratos? Então responda: desde janeiro de 2021 até o 37º Encontro da Mulher Rural de Araputanga, quantos shows já foram promovidos em Araputanga? Quantas bandas se apresentaram e quantos cantores solo? Qual o maior cachê e qual o menor valor pago por uma apresentação?
O DINHEIRO VEM PARA ISSO
Existe pessoas com pouco entendimento, da mesma forma, existe pessoas que pensam conforme o senso comum. Tais intérpretes afirmam que o dinheiro público vem para isso, isto é, vem pra festas.
Com base na afirmação do “vem pra isso”, devemos perguntar aos vereadores: por que não há dinheiro em quantidade suficiente para medicamentos para atender pacientes?
por que há 42 anos, desde a emancipação política de Araputanga, nossas pontes continuam a ser construídas de madeira, por que boa parte das vias públicas não estão asfaltadas?
Então, o dinheiro só vem rotulado para cultura de festas, para shows?
FISCALIZEM
Você vereador, tem fiscalizado os contratos de obras, observado quem está sendo nomeado para fiscalizar os contratos de tais obras, se são entregues no tempo combinado para prestar serviço ao povo? Já se perguntou por que os aditivos de prazo se sucedem?
ELEITOR FISCALIZE O VEREADOR
Em 2024 haverá eleições, ocasião em que o eleitor deve excluir do Poder legislativo, vereadores que não demonstraram aptidão para o cargo, vereadores que só fizeram oposição sistemática e aqueles que só conseguem ser base de sustentação, ignorando seu verdadeiro papel que é fiscalizar, propor, votar, ser votado, rejeitar, emendar, convocar, enfim, determinar o bom desenvolvimento do Poder Executivo.
DIANTE DA URNA, EM 2024
Se os vereadores estão opacos, não aparecem, não demonstram que estão fiscalizando, então, não servem para a função e o eleitor não deve permitir que renovem seus mandatos. Todavia, se nossos vereadores estão desempenhando muito bem suas funções, vamos apoiá-los para que continuem. Com a palavra o eleitor, diante da urna em 2024.
MATÉRIA RELACIONADA
PERGUNTE AO VEREADOR – 1 - Como você está fiscalizando as contratações do Poder Executivo? 6r5u13
LEIA TAMBÉM
ARAPUTANGA – Candidatos se preparem, vem aí o “seletivo político 2024”
OPINIÃO – Os cidadãos devem fazer certas perguntas e, buscar as respostas 6wb5n