Audio 1u2e4o
Ouça a matéria em áudio
RECONHECIMENTO: Rádio Arco-Íris homenageou os garis, no dia dedicado aos trabalhadores do setor. 355l5y
Sebastião Amorim/Ronildo dos Anjos
Hoje, dia 16 de maio é comemorado o dia do GARI. Esses profissionais que trabalham de sol a sol para deixar a cidade limpa, a despercebido e, quase nunca vê seu trabalho reconhecido pelo topo da pirâmide que governa e, até mesmo por parte da sociedade.
De atuação silenciosa, esses guerreiros, homens e mulheres, enfrentam o ciclo de variedade climática: chuva, sol, frio etc, recolhendo principalmente o lixo doméstico descartado pelas famílias e pelos segmentos comerciais, deixando diariamente a cidade limpa, e com aspecto que alguém realmente cuida dela.
De atuação fundamental para manutenção da saúde da população, algumas vezes os gestores deixa a categoria trabalhar, sem os EPIs Equipamentos de Proteção Individual, para enfrentar condições insalubres, colocando a vida dos trabalhadores em risco.
A Rádio Arco-Íris e a Folha de Araputanga homenageiam esses profissionais que trabalham em Araputanga e, nas cidades da região.
A reportagem ouviu o senhor Diolindo, um guerreiro, que apesar da idade já bem avançada, trabalha como Gari em Araputanga. O relato do senhor Deolindo registra como é perigoso atuar na profissão “infelizmente muitas pessoas colocam vidros no meio do lixo, o que pode ocasionar cortes nas mãos dos garis”. Apesar do reconhecimento de algumas famílias, Diolindo revelou também que eles são humilhados neste trabalho, mas é um trabalho digno.
Acompanhe a entrevista com o senhor Deolindo no link, na parte superior do site.
ENTREVISTADOR: Tony Carlos
Fonte: www.rdadifusoraarcoiris.com.br